10 alimentos probióticos naturais

O uso de probióticos não é algo novo, embora esteja mais na moda do que nunca, nossos ancestrais sabiam de sua existência e de sua eficácia; o que foi comprovado no presente com diferentes estudos. Os probióticos são microrganismos vivos que contêm bactérias benéficas para a vida. Estas bactérias ajudam o desenvolvimento do sistema imunológico e do sistema digestivo, principalmente.

Estas bactérias estão presentes ou são adicionadas a uma grande quantidade de alimentos, principalmente mas não exclusivamente, eles são geralmente alimentos fermentados, onde estas bactérias se desenvolvem mais facilmente.
Quando nos referimos a probióticos naturais nos referimos a esses microorganismos vivos saudáveis ​​que podem ser encontrados em alimentos ou suplementos naturais como o quitoplan.

Como os probióticos funcionam?

Os probióticos cumprem três funções principais quando atuam em nosso organismo. Em primeiro lugar, eles tentam criar um ambiente em que não se desenvolvam bactérias malignas que possam colocar em risco a saúde de nosso organismo. Eles também ajudam a modular o efeito imunológico e melhorar a barreira imunológica que impede que os patógenos entrem no corpo.

Esses microrganismos nos fornecem uma grande quantidade de nutrientes, além disso, uma vez que muito do funcionamento do sistema imunológico encontrado no trato intestinal nos beneficia não apenas no nível digestivo, mas também na saúde geral do nosso corpo.

Para considerar que um alimento tem uma função probiótica, ele deve atender aos seguintes requisitos:

⦁ Eles devem ser seguros para o corpo e fornecer benefícios para a saúde.

⦁ Deve melhorar a saúde e ajudar a evitar ficar doenças .
⦁ Ajuda assimilar vitaminas e minerais .

⦁ Fortalecer e equilibrar as funções microbióticas, estimulando as defesas naturais. E tente não favorecer o aparecimento de bactérias malignas.

Por que tomar probióticos?

Como mencionamos anteriormente, os probióticos são responsáveis ​​por melhorar nosso estado geral de saúde, isso seria razão suficiente para começar a usá-los regularmente; mas dizendo isso parece uma coisa muito geral. Vamos entrar na profundidade dos benefícios dos probióticos.

Primeiro, os probióticos alcançam o equilíbrio interno do organismo e melhoram o funcionamento das ações do corpo. Eles melhoram o sistema imunológico e também criam um equilíbrio da flora intestinal.

Também melhora a absorção de cálcio, mantém a flora vaginal nas mulheres, melhora o nível de defesa no sistema imunológico, previne o aparecimento de cáries dentárias e ajuda na síntese de vitaminas do grupo B.

Eles também previnem o câncer de cólon, reduzem o colesterol, diminuem a incidência de alergias, estimulam suas defesas, ajudam a absorção de vitaminas e minerais.

Qual é a melhor maneira de consumi-los?

A melhor maneira de consumi-los é de manhã com o estômago vazio e durante esse tempo, que o PH do estomago fica praticamente neutro e os sucos gástricos não destroem o que estamos consumindo.

Se você consumir probióticos em comprimidos, deve tomá-los com líquidos e esperar pelo menos 15 minutos antes de ingerir qualquer outro alimento. O quitoplan é um suplemento para emagrecer que possui probióticos.

Se, pelo contrário, você consumir probióticos naturais, diretamente da comida, é aconselhável que você consuma alguns pela manhã e outros ao longo do dia como parte de sua dieta natural.

Em seguida, vamos dizer-lhe quais são os melhores alimentos com propriedades probióticas, para que você comece a consumi-los e obter todos os seus benefícios em sua saúde.

Os melhores alimentos probióticos

• Kefir:  Este produto lácteo é rico em minerais como cálcio, fósforo, sódio e magnésio. Também é rico em vitaminas do grupo B, vitamina K, A e E. Também contém aminoácidos e menos carboidratos que o iogurte.

• Iogurte: É uma combinação perfeita de fermentos, bem como kefir, uma vez que contém lactobacilos ativos e bifidus.

• Chocolate amargo: contém quatro vezes mais probióticos do que os produtos lácteos que consumimos diariamente. Embora o cacau é o mais puro possível. Devemos consumi-lo com moderação.

• Sopa de Miso: Esta sopa da gastronomia japonesa, não deve ser fervido para que não perca os microrganismos vivos. É uma pasta de soja fermentada que também é nutricionalmente muito interessante, porque nos fornece uma grande quantidade de nutrientes necessários para o organismo.

Atua como um regulador digestivo e possui uma grande quantidade de lactobacilos e bifidus ativos.

• Chucrute: Este ensopado de repolho fermentado é uma rica fonte de microrganismos vivos. Existe a versão do repolho juntamente com outros vegetais, como beterraba ou cenoura, que também nos dão os mesmos benefícios. Também é rico em vitaminas B, A, E e C.

• Pão caseiro feito com massa fermentada e levedo de cerveja:  o fermento fermentado com o qual fazemos a massa, permite o desenvolvimento desses microrganismos vivos. Levedura de cerveja é rica em vitaminas do complexo B, além de selênio, potássio, ferro, magnésio e zinco.

•  Queijos brancos: O fermento destes queijos brancos os torna ricos nesses microrganismos.

• Chá de Kombuchá: Este chá fermentado e sua alta concentração de organismos vivos o tornam ideal para a saúde digestiva completa, embora não seja recomendado em casos com problemas de cândida.

• Kimchi:  É um prato coreano à base de repolho em vinagre fermentado, com sabor picante e azedo. Possui múltiplas bactérias benéficas, além de ser rica em beta-caroteno, cálcio, ferro e vitaminas A, C, B1 e B2.

• Tempeh:  É o substituto da carne junto com o tofu para vegetarianos e veganos. É um cereal de soja fermentado com altas quantidades de vitamina B12 e pobre em sódio, o que o torna ideal para uma dieta com baixo teor de sal.

• Microalgas:  Podemos encontrar diferentes tipos, como spirulina, azul – algas verdes, Chlorella, etc, têm lotes de lactobacillus e bífidubacterias para o sistema digestivo como bem como sendo energizantes.

Aposte em uma nutrição natural, carregada de vitaminas, minerais e probióticos para garantir a saúde do ferro.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*