Os 5 legumes e vegetais mais saudáveis do mundo

Os 5 legumes e vegetais mais saudáveis do mundo

Os vegetais são conhecidos por serem bons para sua saúde. A maioria dos vegetais é baixa em calorias, mas rica em vitaminas, minerais e fibras.

No entanto, alguns vegetais se destacam dos demais com benefícios adicionais à saúde, como a capacidade de combater a inflamação ou reduzir o risco de doença.

Este artigo analisa 5 dos vegetais mais saudáveis ​​e por que você deve incluí-los em sua dieta.

Espinafre

Espinafre
Espinafre.

Este verde frondoso está no topo da tabela como um dos vegetais mais saudáveis, graças ao seu impressionante perfil de nutrientes.

Um copo (30 gramas) de espinafre cru fornece 56% de suas necessidades diárias de vitamina A, além de toda a sua necessidade diária de vitamina K – tudo por apenas 7 calorias.

O espinafre também possui uma grande quantidade de antioxidantes, o que pode ajudar a reduzir o risco de doença crônica.

Um estudo descobriu que vegetais de folhas verdes escuras como espinafre são ricos em beta-caroteno e luteína, dois tipos de antioxidantes que foram associados a uma diminuição do risco de câncer.

Além disso, um estudo de 2015 constatou que o consumo de espinafre pode ser benéfico para a saúde do coração, pois pode diminuir a pressão arterial.

RESUMO: O espinafre é rico em antioxidantes que podem reduzir o risco de doença crônica, além de reduzir fatores de risco, como pressão alta.

Cenouras

Cenouras
Cenouras.

As cenouras são embaladas com vitamina A, fornecendo 428% do valor diário recomendado em apenas um copo (128 gramas).

Eles contêm beta-caroteno, um antioxidante que dá às cenouras sua cor laranja vibrante e pode ajudar na prevenção do câncer.

De fato, um estudo revelou que, para cada porção de cenoura por semana, o risco de câncer de próstata dos participantes diminuiu 5% .

Outro estudo mostrou que comer cenoura também pode reduzir o risco de câncer de pulmão em fumantes.

Comparados aos que tiveram cenoura pelo menos uma vez por semana, os fumantes que não comiam cenoura tinham um risco três vezes maior de desenvolver câncer de pulmão. Que tal uma Carne de panela com cenoura e batata? É a 8ª maravilha do mundo.

As cenouras também são ricas em vitamina C, vitamina K e potássio.

Brócolis

Brócolis
Brócolis pertence à família dos vegetais crucíferos.

É rico em um composto vegetal contendo enxofre conhecido como glucosinolato, bem como o sulforafano, um subproduto do glucosinolato.

O sulforafano é significativo, pois demonstrou ter um efeito protetor contra o câncer.

Em um estudo em animais, o sulforafano foi capaz de reduzir o tamanho e o número de células de câncer de mama, além de bloquear o crescimento de tumores em camundongos.

Comer brócolis também pode ajudar a prevenir outros tipos de doenças crônicas.

Um estudo realizado em 2010 em animais descobriu que o consumo de brotos de brócolis poderia proteger o coração do estresse oxidativo causador de doenças, diminuindo significativamente os níveis de oxidantes.

Além de sua capacidade de prevenir doenças, o brócolis também é carregado com nutrientes.

Uma xícara (91 gramas) de brócolis cru fornece 116% de suas necessidades diárias de vitamina K, 135% da necessidade diária de vitamina C e uma boa quantidade de folato, manganês e potássio.

RESUMO:

O brócolis é um vegetal crucífero que contém sulforafano, um composto que pode impedir o crescimento do câncer. Comer brócolis também pode ajudar a reduzir o risco de doença crônica, protegendo contra o estresse oxidativo.

Alho

Alho
O alho pode regular o açúcar no sangue e promover a saúde do coração.

O alho tem uma longa história de uso como planta medicinal, com raízes que remontam à China e ao Egito antigos.

O principal composto ativo do alho é a alicina, um composto vegetal que é amplamente responsável pela variedade de benefícios à saúde do alho.

Vários estudos mostraram que o alho pode regular o açúcar no sangue e promover a saúde do coração.

Em um estudo em animais, ratos diabéticos receberam óleo de alho ou trissulfeto de dialil, um componente do alho. Ambos os compostos de alho causaram uma diminuição no açúcar no sangue e melhoraram a sensibilidade à insulina.

Outro estudo deu alho aos participantes com e sem doença cardíaca. Os resultados mostraram que o alho foi capaz de diminuir o colesterol total no sangue, triglicerídeos e colesterol LDL, aumentando o colesterol HDL nos dois grupos .

O alho também pode ser útil na prevenção do câncer. Um estudo em tubo de ensaio demonstrou que a alicina induziu a morte celular em células de câncer de fígado humano.

No entanto, são necessárias mais pesquisas para entender melhor os potenciais efeitos anticâncer do alho.

Aqui te ensinamos a fazer o seu próprio pão de alho para o seu churrasco.

RESUMO:

Estudos mostram que o alho pode ajudar a diminuir os níveis de triglicerídeos no sangue. Alguns estudos também descobriram que isso pode diminuir os níveis de açúcar no sangue e pode ter um efeito anticâncer, embora sejam necessárias mais pesquisas.

Couve de Bruxelas

Couve de Bruxelas
Couve de Bruxelas

Como brócolis, couve de Bruxelas é um membro da família crucífera de vegetais e contém os mesmos compostos vegetais que promovem a saúde.

Couve de Bruxelas também contém kaempferol, um antioxidante que pode ser particularmente eficaz na prevenção de danos às células.

Um estudo em animal descobriu que o kaempferol protegia contra os radicais livres, que causam danos oxidativos às células e podem contribuir para doenças crônicas.

O consumo de couve de Bruxelas também pode ajudar a melhorar a desintoxicação.

Um estudo mostrou que comer couve de Bruxelas levou a um aumento de 15 a 30% em algumas das enzimas específicas que controlam a desintoxicação, o que poderia diminuir o risco de câncer colorretal.

Além disso, as couves de Bruxelas são muito densas em nutrientes. Cada porção fornece uma boa quantidade de muitas vitaminas e minerais, incluindo vitamina K, vitamina A, vitamina C, folato, manganês e potássio.

RESUMO:

Couve de Bruxelas contém um antioxidante chamado kaempferol, que pode proteger contra danos oxidativos às células e prevenir doenças crônicas. Eles também podem ajudar a melhorar a desintoxicação no corpo.

 

 

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