Alimentos ricos em vitamina B

Alimentos Ricos em Vitamina B

Atualmente é grande a busca por uma vida saudável e nossa alimentação deve fazer parte desta escolha. Através da vitamina B podemos ter uma ideia de como buscar este equilíbrio inserindo alimentos ricos em vitamina B na nossa rotina alimentícia.

Trata-se de um complexo formado pelas vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12, que atuam no sistema neurológico, no metabolismo, auxiliam a digestão, produzem células vermelhas e anticorpos, além de impedir o envelhecimento das células.

Nestes grupos encontramos as vitaminas B1, B2, B3, B5 e B6, que funcionam de modo complementar, ou seja, precisam uma da outra para realizar sua função.

As vitaminas B9 e B12, não precisam do primeiro grupo, mas complementam entre si as suas funções. Por isso é importante procurar ter uma alimentação adequada e rica em todo o grupo de vitaminas B.

Selecionamos alguns tópicos como: Benefícios, Problemas que causam a falta da vitamina e os principais alimentos nos quais você pode encontra-las.

Alimentos Ricos em Vitamina B

Vitamina B1

Quanto aos benefícios, essa vitamina B atua no metabolismo da glicose, dos aminoácidos, ácidos graxos e ajuda o organismo a usar estas substancias de modo eficiente.

Os distúrbios causados pela falta dessa vitamina podem ser depressão, fadiga, fraqueza nos músculos, cansaço, redução da memória. Em casos de falta extrema desta podem ocorrer graves doenças, como beribéri.

Esta doença causa fraqueza, dificuldade para se locomover, neuropatia, formigamento nas mãos e alteração da sensibilidade da pele. O risco pode ser maior quando a pessoa tem carência desta vitamina e é alcoólatra.

Como resultado pode desenvolver uma desordem mental, dificuldade para raciocinar, podendo chegar até levar a pessoa a um estado de coma.

Os alimentos ricos com a vitamina B1 são ovos, carne, leite, feijão, grão de bico, legumes.

Vitamina B2

Os benefícios dessa vitamina B seguem os da vitamina B1 acrescentando sua forte ação antioxidante que combate os radicais livres.

Os distúrbios causados pela falta da vitamina, embora sejam raros, podem acontecer com um grupo mais vulnerável, que são gestantes, idosos, vegetarianos, crianças e alcoólatras. Sua carência pode causar: tontura, dermatite seborreica, coceira nos olhos, inflamação na língua e lábios.

Os principais alimentos com a Vitamina B2 são ovos, leite, carne (fígado), brócolis, amendoim, castanha, abacate, espinafre, aspargo, frango, nozes, ervilha.

Vitamina B3

Os benefícios dessa vitamina B seguem os da vitamina B1 e B2. É também responsável em converter a gordura em energia, ajudando assim a queimar as calorias.

Os distúrbios causados pela falta desta vitamina podem ser irritabilidade, insônia, depressão, manchas na pele, cansaço e confusão mental. Mulheres que fazem uso de anticoncepcional, eliminam a vitamina B3 em maior quantidade pela urina. Procure sempre a reposição ou o equilíbrio com a alimentação.

O excesso pode ser prejudicial, afetando o fígado. Se você precisar de suplementos, faça sempre com acompanhamento de um profissional.

Os alimentos com a Vitamina B3 são peixe, leite, fígado, tomate, cogumelos, amendoim, levedo de cerveja, cenoura.

Vitamina B5

Os benefícios dessa vitamina B seguem osda vitamina B1 e B2 e B3. É também uma auxiliar na produção de hormônios da glândula suprarrenal, que ajuda a desintoxicar o fígado do álcool. Proporciona uma pele e um cabelo saudável, auxilia na cicatrização, equilibra o colesterol e alivia os sintomas da artrite.

Os distúrbios causados pela falta desta vitamina podem seratraso no crescimento, dores musculares, insônia, fadiga, alergia, irritação, queda de cabelo, stress, artrite.

Os principais alimentos com a Vitamina B5 são ervilha, feijão, ovos, carne, leite, gérmen de trigo, cogumelos abacate, peixe.

Vitamina B6

Os benefícios dessa vitamina B seguem osda vitamina B1 e B2, B3 e B5. Acrescentando que esta vitamina é necessária na produção dos glóbulos vermelhos, produz anticorpos, previne anemias e gera energia a partir dos carboidratos e proteínas que consumimos.

Os distúrbios causados pela falta desta vitamina podem ser anemia, desordem mental, formigamento e dormência nos pés e mãos, convulsão me crianças, dermatite.

A alimentação poderá facilmente repor suas necessidades, mas se você tiver uma carência grave e necessitar de suplementos e complexos vitamínicos, faça sempre acompanhado por um profissional capacitado.

Os principais alimentos ricos em  vitamina B6 são peixes como salmão, truta e atum, amendoim, avelã, semente de girassol, gérmen de trigo, banana, couve-flor, melão, milho, uva passa.

Vitamina B7

Os benefícios dessa vitamina B estão diretamente relacionada ao metabolismo das proteínas, gorduras e carboidratos. É necessária para a saúde das unhas, da pele e do cabelo.

Os distúrbios causados pela falta desta vitamina podem ser unhas fracas, calvície, pele seca, dermatites.

Os principais alimentos com a vitamina B7 são gema de ovo, cenoura, cebola, alface, carne vermelha, amêndoa, leite, amendoim.

Vitamina B9

Os benefícios dessa vitamina B, diferente das demais, é que ela não depende de outras vitaminas para obter um resultado positivo. Assim sendo, ela atua no sistema circulatório, sistema imunológico e sistema nervoso.

Seu equilíbrio diminui a incidência do câncer de mama e de colón, o risco de infarto, de surgimento de arteriosclerose e ainda proporciona pele e cabelos saudáveis.

O suplemento é regularmente indicado para gestantes (conhecido como ácido fólico), auxilia no fechamento neural do feto. Lembrando que só deve ser usado com indicação médica.

Os distúrbios causados pela falta desta vitamina podem ser fadiga, insuficiência respiratória, lesões nas mucosas, anemia. Durante a gestação, a carência desta vitamina pode provocar até má formação do feto.

Os alimentos com a vitamina B9 são lentilha, ovos, vegetais (com folhas verde escuro) como couve, brócolis, espinafre, fígado, ervilha, feijão, frutas cítricas.

Vitamina B12

Alimentos Ricos em Vitamina B12

Benefícios: Esta vitamina é muito importante na produção de glóbulos vermelhos bem como para desenvolver e manter as funções do sistema nervoso.

Os distúrbios causados pela falta desta vitamina podem ser lesões do sistema nervoso, neuropatias que podem causar formigamento nas pernas, incontinência urinaria, fadiga, perda de memória, pele amarelada (icterícia), tontura.

Os principais alimentos com a Vitamina B12 são leite e derivados, peixes de águas profunda como; truta, atum, salmão, ovos, carne de porco, ostras, figado.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a vitamina B! Gostou desse artigo?  Confira outros posts logo abaixo que podem lhe agradar:

 

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