Alimentos ricos em Vitamina C

Alimentos ricos em Vitamina C

Quer conhecer os alimentos ricos em vitamina c? A vitamina C é extremamente importante para promover fortificação do sistema imunológico, sem o qual o nosso organismo acaba ficando sem defesas.

Além disso a vitamina C é um poderoso antioxidante que age no nosso organismo contra o envelhecimento celular, combatendo os radicais livres e ajudando a diminuir os efeitos colaterais causados por poluentes que estão presentes no ar que respiramos.

A sua atuação, no entanto, não para por aí visto que esse nutriente também age na síntese dos sais biliares e dos neurotransmissores ajudando na absorção de ferro e agindo no funcionamento dos hormônios presentes no córtex cerebral adrenal.

A vitamina C também é o componente responsável pela rigidez do colágeno, ajudando a prevenir inflamações e auxiliando na boa saúde dos ligamentos tendões e juntas.

É recomendado que se faça a ingestão de 75 mg diárias para mulheres entre 15 e 70 anos e 90 mg diárias para homens nessa mesma faixa etária.

É muito importante suprir a necessidade que o nosso organismo tem dessa vitamina para evitar o escorbuto, que nada mais é do que uma doença que causa sangramento das gengivas.

Sabendo disso então vamos conhecer alguns alimentos que são ricos em vitamina C dos quais você pode aproveitar para obter esse importante nutriente.

Alimentos ricos em Vitamina C

  1.  Laranja

A laranja certamente é uma das mais lembradas quando o assunto é alimentos ricos em vitamina C. Isso porque apenas uma unidade da laranja pode contar com 90 mg do nutriente que é a quantidade necessária que o nosso organismo necessita por dia.

No entanto, a dica é que a fruta não seja guardada por muito tempo antes do consumo, sendo mais indicado ingerir logo após ser colhida visto que a vitamina C sensível ao calor e oxida.

 

  1. Limão

O limão também é uma fruta bastante versátil que pode ser utilizado desde tempero de saladas até a preparação de sucos e que possui vitamina C que ajuda aumentar a capacidade do organismo de absorção do ferro presente em verduras que possuem a coloração verde-escura

Apenas 4 unidades de limão já oferecem 110 mg de vitamina C ultrapassando até mesmo a quantidade diária.

 

  1. Manga

A manga é menos conhecida dentre os alimentos que possuem vitamina C pois suas quantidades são pouco menores que as dos alimentos anteriores. Porém, uma unidade grande da fruta pode conter 90 mg de vitamina C, que equivale a 100% da necessidade diária de um adulto do sexo masculino.

Uma excelente opção para quem não gosta de comer a fruta é fazer um suco com ela adicionando algumas gotas de limão e combinando as fontes de nutrientes.

 

  1. Abacaxi

Somente uma fatia média de abacaxi pode oferecer 93 mg de vitamina C, tornando esse um dos alimentos com vitamina C mais indicado. Misturar a couve com abacaxi também é uma excelente dica visto que ambos são fontes da vitamina.

 

  1. Brócolis

O brócolis também é um dos alimentos que possuem bastante vitamina C, no entanto é preciso atenção para que o processo de cozimento não roube esses nutrientes. Por isso o mais aconselhável é que ele seja cozido no vapor e uma xícara desse alimento oferece 122 MG do nutriente.

 

  1. Espinafre

Muita gente sequer imagina, mas o espinafre é uma verdura riquíssima em nutrientes, incluindo a vitamina C. Apenas uma xícara desse vegetal pode oferecer 122 MG de vitamina.

 

  1. Repolho

Seja repolho roxo ou verde, ambos possuem uma boa quantidade de vitamina C e apenas 5 colheres desse alimento podem oferecer 110mg da vitamina. No entanto é preferível que ele seja consumido cru.

 

  1. Rúcula

Uma xícara de rúcula possui 123 mg de vitamina C e uma excelente sugestão é formar uma salada com uma xícara de aspargos, uma xícara de rúcula e um tomate, para que se obtenha um copo de vitamina C.

 

  1. Aspargos

Uma salada de aspargos é uma excelente maneira consumir a quantidade diária de vitamina C. Em apenas 2 xícaras desse alimento é possível encontrar 108 mg no nutriente. No entanto, é preferível consumir aqueles que estão em conserva.

 

Pronto, agora você já conhece os alimentos ricos em vitamina C, aproveite! Gostou desse artigo? Confira alguns posts relacionados:

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