Motivos para incluir feijão em sua dieta

Motivos para incluir feijão em sua dieta

Os feijões são sementes da família Fabaceae, comumente conhecidas como a família das leguminosas, ervilhas ou feijões.

O feijão bem temperado é uma fonte acessível e saborosa de proteínas, fibras e vitaminas que oferecem muitos benefícios à saúde.

Conheça abaixo alguns dos motivos pelos quais você deve incluir o feijão em sua dieta

1.      Fonte de proteína

A proteína é um nutriente vital que desempenha um papel fundamental em praticamente tudo o que o corpo. O feijão é rico em aminoácidos, que é blocos de construção das proteínas.

As fontes de proteína podem ser divididas em duas categorias diferentes: completa e incompleta. Produtos de origem animal, soja e quinoa são proteínas completas, o que significa que contêm todos os nove aminoácidos.

De todos os tipos de feijão, apenas a soja contém todos os nove aminoácidos. As proteínas incompletas podem ser facilmente combinadas com nozes, sementes, laticínios ou grãos em uma única refeição ou durante várias refeições ao longo do dia para formar proteínas completas.

Por exemplo, uma pessoa pode comer feijão com arroz ou cuscuz. Mesmo comer feijão preto no almoço e amêndoas ou queijo no final do dia pode garantir que as pessoas obtenham proteínas completas.

O feijão é uma excelente fonte de proteína para vegetarianos e veganos. Eles também são mais baixos em calorias e gordura saturada do que em outras fontes de proteínas, como laticínios.

2.      Rico em nutrientes

Feijão rico em nutrientes.
Feijão rico em nutrientes.

O feijão contém vários nutrientes vitais, incluindo o folato. O folato pode ajudar a prevenir defeitos do tubo neural no feto durante a gravidez.

Não receber folato suficiente pode causar vários sintomas, incluindo:

  • Fraqueza
  • fadiga
  • Palpitações cardíacas
  • Perda de apetite
  • Irritabilidade

Outros nutrientes importantes encontrados no feijão incluem:

  • Zinco
  • Ferro
  • magnésio
  • Fibra

3.      Antioxidante

O feijão é rico em um tipo de antioxidante chamado polifenóis. Os antioxidantes combatem os efeitos dos radicais livres, que são substâncias químicas que afetam uma ampla gama de processos no corpo, do envelhecimento físico ao câncer e inflamação.

4.      Risco reduzido de câncer

Alguns estudos demonstraram que o feijão atua como antioxidante e anti-inflamatório. Esses efeitos podem reduzir o risco de câncer.

Uma pesquisa publicada em 2015 analisou se o feijão pode ter propriedades antioxidantes que combatem o câncer intestinal. O feijão preto mostrou ter a maior atividade antioxidante.

Um estudo de 2016 também descobriu que os produtos químicos no feijão preto do nordeste da China poderiam retardar o crescimento do câncer colorretal, danificando as células cancerígenas.

Feijão preto.

5.      Diabetes e metabolismo da glicose

O feijão pode ajudar a estabilizar os níveis de glicose no sangue ou até prevenir o diabetes. O feijão é rico em fibras, o que pode ajudar a diminuir a glicose no sangue.

Um estudo de 2015 em ratos descobriu que um produto químico encontrado nas folhas de soja pode ajudar o corpo a manter níveis saudáveis ​​de glicose.

A soja também suporta o funcionamento saudável das células pancreáticas. O pâncreas produz insulina, que regula o açúcar no sangue.

6.      Prevenção de formação de gordura no fígado

Gordura no fígado é um distúrbio metabólico que ocorre quando as gorduras se acumulam no fígado.

Uma pesquisa publicada em 2016 constatou que o feijão melhora o acúmulo de gordura no fígado de ratos. Esse resultado sugere que esses grãos podem preservar a saúde do fígado e reduzir o risco de gordura no fígado, embora sejam necessários mais estudos em humanos.

7.      Controle do apetite

A fibra e os amidos saudáveis ​​dos feijões podem ajudar a prevenir a fome. As pessoas podem se sentir mais cheias depois de consumir o feijão, o que pode evitar excessos e até ajudar na perda de peso.

8.      Melhorando a saúde intestinal

Uma pesquisa mostrou que uma variedade de feijão, especialmente feijões pretos, melhora a saúde intestinal, melhorando a função da barreira intestinal e aumentando o número de bactérias saudáveis. Isso pode ajudar a prevenir doenças associadas ao intestino.

Assim, esses são os principais motivos pelos quais você deve incluir o feijão em sua dieta diária.

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