Principais causas da insônia e como tratá-las

Principais causas da insônia e como tratá-las

A insônia é um distúrbio cada vez mais presente na nossa sociedade, atingindo 1 em casa 5 pessoas.. Estresse no trabalho e na vida pessoal, ansiedade e depressão são algumas das causas da insônia. Esse distúrbio prejudica a capacidade de alguém de dormir e permanecer dormindo durante à noite, resultando no cansaço e improdutividade durante o dia. Descubra neste artigo as principais causas da insônia e como tratá-las.

 

Atualmente existem diversos tratamentos para acabar com a insônia, mas saber a causa da insônia é o primeiro passo para se livrar dela. Saiba agora as principais causas da insônia e como tratá-las.

 

Estresse


A ideia de estresse está ligada à qualquer tipo de acontecimento que altere o estado de equilíbrio do organismo. No caso da insônia, o estresse mental é o principal problema.

Preocupações relacionadas ao trabalho, estudos, saúde ou família, podem manter sua mente acordada durante à noite, dificultando as horas de sono necessária.

Estresse pode causar insônia

De modo geral, insônias causadas por estresse, não duram muito tempo, pois geralmente, períodos de estresse intenso são curtos. Mudanças de hábitos rotineiros podem ajudar e resolver esse problema. A prática yoga, meditação e exercícios calmantes antes de ir para cama pode ajudar a tranquilizar a mente para que você consiga ter uma boa noite de sono.

 

Ansiedade

Transtornos graves de ansiedade e ansiedade diária, podem ser grandes fatores para a causa da insônia. Preocupação excessiva com o cotidiano, dificuldade para relaxar e hiper vigília são sintomas da ansiedade que levam a insônia.

 

Ansiedade e insônia são problemas que andam lado à lado. Para resolver a perturbação da insônia causada pela ansiedade, é importante o acompanhamento de um psicólogos ou psiquiatras. Dependendo da gravidade do caso, é recomendado o uso de remédios para controlar a agitação.

 

Apneia

Outra causa comum da insônia, é a apneia do sono. A apneia do sono é o distúrbio no qual o indivíduo sofre breves e repetidas interrupções da respiração enquanto dorme. Sendo assim, a redução de oxigênio eleva o ritmo dos batimentos cardíacos e estimula a contração dos vasos sanguíneos.

 

Assim como a ansiedade, a apneia do sono está diretamente ligada à insônia. Tanto a apneia pode causar insônia, como a insônia pode levar a apneia.

 

Principais problemas causados pela insônia

A falta de sono pode gerar diversos problemas para o organismo. Ganho de peso, baixa imunidade, alterações no metabolismo e no humor são os principais malefícios gerados pela insônia. Por isso é extremamente importante seguir dicas para lidar com esse problema.

Principais causas da insônia

Dicas naturais para dormir

Felizmente, existem diversos tratamentos farmacêuticos e não-farmacêuticos para a insônia. É recomendado conversar com um médico e descobrir qual é o melhor método pdicaara você. Porém, a mudança em alguns comportamentos rotineiros podem facilitar o desaparecimento da insônia, tais como:

  • Evitar bebidas com cafeína, principalmente depois das 16h;
  • Evitar exercícios físicos bruscos perto da hora de dormir;
  • Evitar eletrônicos, como celular e TV perto da hora de dormir;
  • Investir em meditação e posições de yoga antes dormir.

 

Alguns chás também auxiliam na redução da insônia. Chás como de valeriana, passiflora e erva-cidreira, são exemplos que melhoram o desempenho do sono. Quanto mais concentrado o chá, melhor o funcionamento dele.

 

Alguns óleos naturais também podem ser benéficos para ajudar no tratamento da insônia através da aromaterapia. Óleos essenciais como de camomila romana, madeira de cedro, lavanda, sândalo, neroli ou laranja amarga, são os mais populares para solucionar esse problema.

 

Principais remédios indicados para insônia

Se os medicamentos fitoterápicos não funcionarem, derivados de produtos naturais, você pode optar por medicamentos alopáticos, isto é, obtidos sinteticamente. Os alopáticos mais populares para insônia são:

 

Melatonina


A melatonina é um hormônio localizado no cérebro, produzido pelo nosso organismo. Geralmente, a melatonina é liberada no início da noite, conforme o dia escurece, para promover o início do sono. O pico da melatonina se dá durante o sono. Porém, seu nível é reduzido no início da manhã, sinalizando o cérebro que é hora de acordar.

 

Além de tratar a insônia, a melatonina serve também para ajudar no tratamento da menopausa, enxaqueca, fibromialgia e câncer de mama.

 

Relora

 

Relora é a combinação de constituintes ativos de plantas, com eficácia comprovada na diminuição da ansiedade, agitação do sono, níveis de cortisol e compulsão alimentar relacionada ao estresse. Relora é eficaz na redução do estresse e ansiedade e capaz de aumentar os sentimentos de bem-estar.

Lactium

Lactium é um peptídeo extraído da caseína do leite, com atividades conhecidas como ansiolítica-like, possuindo propriedades relaxantes, sem causar sedação, relaxamento muscular ou perda de memória.

 

Lactium é indicado principalmente para o alívio dos sintomas relacionados ao estresse, melhora a qualidade do sono, para manter a pressão arterial em níveis adequados, além de funcionar para quem possui dificuldade de concentração, distúrbios cardiovasculares e falta de motivação;

 

Sempre consulte seu médico de confiança antes de tomar qualquer alopático para descobrir qual é ideal para seu tratamento.

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