Vitaminas de A a Z

Vitaminas de a a z

Você sabe qual a importância das vitaminas de A a Z para o nosso corpo? Bom você deve saber que elas são indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo e que podemos ter problemas de saúde quando não estamos ingeridos a quantidade de vitaminas que nosso corpo precisa. As vitaminas  são adquiridas através de uma alimentação rica em diferentes tipos de alimentos, alimentos saudáveis é claro não industrializados. Devido ao dia a dia corrido das pessoas nem sempre é possivel suprir as necessidades vitamínicas através de uma alimentação balanceada, uma solução seria recorrer a suplementos de vitaminas e sais minerais de a a z como por exemplo o famoso AzPlex.

Aliadas da boa saúde e do bom funcionamento do sistema imunológico, as vitaminas de a a z não podem faltar na dieta. Segundo o IBGE, porém, a maioria dos brasileiros não se preocupa muito com elas. Uma pesquisa feita pela instituição apontou que 98% da população brasileira não ingere a quantidade ideal de vitaminas por dia e 92%, não come frutas com frequência.

Outro dado alarmante, divulgado pela Organização Mundial da Saúde, é de que mais de 190 milhões de pessoas sofrem com carência de vitamina A, o que pode causar cegueira, baixa imunidade e falta de proteção contra radicais livres – responsáveis pelo envelhecimento das células.

Existem dois tipos de vitaminas presentes no corpo humano:

  • Vitaminas Lipossolúveis: Vitaminas que são solúveis na presença de lipídios, por isso necessitam da presença de gordura para serem melhores absorvidas pelo nosso organismo. Sendo elas as vitaminas A, D, E e K.
  • Vitaminas Hidrossolúveis: São as vitaminas solúveis em água, são elas as vitaminas do complexo B e C.

Vale ressaltar um ponto importante, é preciso ter orientação de um profissional da área da saúde ou nutrição para saber qual a real necessidade de nutrientes que seu organismo precisa e como fazer a reposição dessa carência vitamínica de a a z.

As vitaminas de A a Z  e onde podemos encontra-las

Alimentos ricos em vitaminas
Onde as vitaminas estão presentes.

As vitaminas de a a z são elementos indispensáveis e essenciais para uma vida saudável, depois de conhecer os dois tipos de vitaminas, confira informações importante de cada tipo de vitamina e qual a sua função no nosso organismo. Leia todo os post até o final e descubra como certos tipos de vitaminas podem ser causadores de alguns males para a sua saúde devido a sua carência no organismo. Novamente pontuamos sempre deve-se procurar a opinião de um especialista em saúde ou nutrição para uma medicação mais precisa.

Conheça todas as vitaminas e os benefícios que cada uma oferece para sua saúde

Vitamina A (retinol)

A primeira vitamina da nossa lista de vitaminas de a a z é a vitamina A, ela está presente nos alimentos amarelo-alaranjados, nas folhas verdes escuras e sob a forma de retinol em alimentos de origem animal.. Alguns exemplos são cenoura, manga, moranga, mamão, espinafre, brócolis, rúcula, agrião, gema do ovo, leite, fígado, entre outros.

Ela possui papel fundamental no crescimento ósseo, desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial, aumenta a imunidade, importante para combater os radicais livres (ação antioxidante), prevenindo o envelhecimento celular. Sua deficiência é uma importante causa de cegueira de crianças em alguns países em desenvolvimento.

Vitamina D (calciferol)

Presente peixes gordurosos, como sardinhas, cavala, atum, ovos, alimentos fortificados como margarina e alguns cereais matinais. Ela é muito importante para o crescimento e manutenção dos ossos, porque controla a absorção de cálcio e fósforo, que são essenciais ao metabolismo do osso.

A vitamina D pode ser produzida em sua pele através dos raios ultravioletas da luz solar. Grandes doses podem levar a altos níveis de cálcio, especialmente em crianças, o que pode resultar em má formação do osso, apesar disto ser extremamente raro. Não existem recomendações referentes à dieta para adultos que levam uma vida normal envolvendo exposição ao sol.

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Vitamina E (tocoferol)

A vitamina E é presente no gérmem de trigo, óleo de gérmem de trigo, óleo de soja, arroz, algodão, milho e girassol, gema de ovo, nozes, vegetais folhosos e legumes. É um inportante antioxidante, atua na prevenção do envelhecimento precoce das células, estimula o sistema imunológico, reduz o risco de cataratas, protetor contar doenças cardiovasculares, previne o câncer e doenças da pele. É uma das vitaminas de a a z que tem sua deficiência dada como rara em seres humanos, ocorrendo apenas em bebês prematuros e em indivíduos com síndrome de má-absorção.

Vitamina K

Presente na alface, couve, couve-flor, espinafre, repolho, leite, os vegetais de folhas verde-escuro são as melhores fontes desta vitamina. A vitamina K está envolvida na coagulação do sangue e sua deficiência acarreta ferimentos e sangramento excessivo.

Sua deficiência causa tendências à hemorragias e dificuldade de cicatrização, porém ela é rara, exceto em recém-nascidos e indivíduos que têm alguma doença afetando a absorção de vitaminas ou o metabolismo, como pacientes com doença hepática crônica.

Vitamina C (ácido ascórbico)

Encontrada especialmente em frutas cítricas, kiwi, melão, laranja, goiaba, acerola, manga, morango, tomate, couve, agrião, tangerina. É muito importante para o crescimento, desenvolvimento, ajuda no processo de cicatrização, estimula o sistema imunológico (ajudando a previnir resfriados), estimula a síntese de colágeno, mantendo a elasticidade e a integridade da pele, importante para ossos, dentes, músculos e tendões.

A vitamina C também estimula a absorção do ferro no intestino. Os indivíduos que não ingerem vitamina C suficiente, desenvolvem uma condição chamada escorbuto, que causa fadiga, sangramento e má cicatrização.

AZPLEX é um poderoso Suplemento de Vitaminas e Minerais de A a Z que tem capacidade de suprir às necessidades de micronutrientes quando a alimentação não consegue atingir suas necessidades nutricionais.

As vitaminas que fazem parte do complexo B, conhecidas também por  vitaminas B, desempenham funções importantíssimas para a nossa saúde. Apesar de nosso organismo ser capaz de produzi-las, as quantidades são insuficientes, motivo pelo qual estas vitaminas devem ser adquiridas através de alimentação correta no nosso dia a dia ou através de uma suplementação correta.

Vitamina B1 (tiamina)

A vitamina B1 está presente nos cereais integrais, miúdos, carne de porco, nozes, ervilhas, feijão, gema de ovo, cevada, carnes em geral, batata, couve, vagem, quiabo, banana, mamão. Protege o sistema nervoso, estimula o apetite e participa do funcionamento da musculatura e do coração.

A tiamina promove o processamento dos carboidratos, gordura e álcool. Sua deficiência causa uma doença conhecida como beribéri, onde os indivíduos não podem processar os carboidratos ou gorduras adequadamente, e desenvolvem variados sintomas, incluindo problemas cardíacos, neurológicos, dores nas articulações inflamação nos nervos, fraquesa e falta de apetite.

Vitamina B2 (riboflavina)

A vitamina B2 está presente na couve, miúdos, leite, queijos, ervilha, ovo, arroz integral, cenoura, mandioca, mandioquinha, tomate, feijão, abacate, abacaxi, goiaba, mamão e manga. Auxilia na digestão das proteínas, carboidratos e gorduras, protege a pele e os olhos. Sua deficiência pode causar doenças de pele, dificuldade na digestão dos alimentos e avermelhamento dos olhos.

Vitamina B6 (pirodoxina)

A Vitamina B6 está presente na banana, abacate, laranja, tomate, maçã, frango, peixe, porco, ovos, miúdos, aveia, amendoim e soja. Sendo uma das vitaminas de a a z importante no metabolismo dos carboidratos e aminoácidos não essenciais. As bactérias do intestino produzem esta vitamina e parte dela é absorvida através da parede intestinal. Os suplementos de pirodoxina são consumidos por muitas mulheres para tratar os sintomas pré-menstruais, mas não há evidência conclusiva mostrando que eles possuem efeitos benéficos. Sua deficiência causa problemas de pele como dermatite seborréica ao redor dos olhos, nariz e boca.

Vitamina B12 (cianocobalamina)

A vitamina B12  se faz presente nos alimentos de origem animal (laticínios, como fígado, rim, músculo e peixe). É necessária para o bom funcionamento das células, particularmente as da medula óssea, trato gastrointestinal e sistema nervoso. Está envolvida na produção dos glóbulos vermelhos. Sua deficiência causa anemia perniciosa, glossite, distúrbios gastrointestinais.

Essas foram as vitaminas de a a z que o seu corpo precisa, se faltou alguma informação ou você possui alguma dúvida, deixe ai nos comentários que nós iremos responder o mais breve possível, fique de olho nos próximos conteúdos, toda semana tem post blog novo.

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